2 de mar de 2011

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia.

A Psicopedagogia constitui-se como área de conhecimento por seu objeto específico, o processo de aprendizagem e as dificuldades dele decorrentes e se afirma pelo desenvolvimento de instrumentos específicos de abordagem de seu objeto. Tem sido aceita e reconhecida como especialização pelo INEP/MEC

A psicopedagogia surgiu da necessidade de atender a crianças com problemas de aprendizagem como uma forma de re-educação escolar. Hoje os estudos estão muito desenvolvidos e os trabalhos, que inicialmente confundiam-se com um reforço pedagógico (sem propiciar os resultados desejados) mostram-se bem distantes desta visão.

Embora a Psicopedagogia esteja voltada para o processo de aprendizagem formal e seus problemas, pode contribuir com o trabalho realizado na Educação Infantil, sobretudo na prevenção de futuros problemas de aprendizagem.
Nesse sentido, pode oferecer parâmetros do desenvolvimento infantil e do processo de organização psíquica. Estes parâmetros podem apontar direções para o planejamento de atividades a serem realizadas com as crianças, assim como sinalizar eventuais dificuldades que as crianças dessa faixa etária podem apresentar. Adiantando alguma coisa sobre isso pode-se dizer que a brincadeira é a atividade privilegiada da infância. Isso lhe ajuda tanto na sua constituição psíquica como no seu processo de desenvolvimento, de aprendizagem e de sociabilização. Os educadores que se dedicam aos pré-escolares devem ter isso em mente e privilegiar também essa atividade na proposta de tarefas. Os interessados pelo curso de Psicopedagogia, é importante buscar um que contenha uma disciplina dedicada aos jogos e brincadeiras.

A Psiciopedagogia ainda é uma práxis ( prática fundamentada em referenciais teóricos).

Entretanto, o projeto de lei o. 3124/97 está na Comissão de Justiça e Redação, tendo sido já aprovado na Comissão de Trabalho e de Educação. A profissão de psicopedagogo está na Código de Ocupações de 2003. Algumas secretarias de Educação municipais contemplam esta ocupação em seu cargo de funcionários. Já existem concursos oficiais para a contratação de psicopedagogos. A Psicopedagogia é uma área de atuação, legitimada, procurada, reconhecida como essencial no Brasil. Porém para exercer legalmente esta atuação é necessário que haja a aprovação da lei (federal, estadual ou municipal) que regulamenta junto ao mercado de trabalho este profissional como trabalhador. Este processo está em andamento em Brasília, e, em São Paulo já foi aprovado pelo deputado Claury. Passa por um processo de transição... Legitimados mas não legalizados no sentido do mercado de trabalho, do psicopedagogo como trabalhador registrado, concursado, etc.

Você poderá encontrar o PL 3.124/97 entrando no site: http://www.camara.gov.br/

IN: ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia
Angela Maria Borges Miziara
Psicóloga - Psicopedagoga
Clínica Acolher - Espaço Terapêutico
Av. Cipriano Del Fávero, 794 - Centro
Fone: (34) 3083-6720 / (34)9978-9222

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...