3 de ago de 2011

Processo de mudança

Você já parou para pensar em tudo que pode ganhar caso queira passar por um processo de mudança pessoal?
O principal objetivo é perceber a importância de estar predisposto a passar pelo desconforto da crise gerada pela necessidade de mudança.
Por exemplo: O sapo, quando jogado numa panela com água fervente, pula do recipiente e se salva. Mas quando colocado na panela com água fria permanece imóvel, e mesmo que o recipiente seja aquecido acaba morrendo cozido, por não conseguir perceber a mudança contínua da temperatura.
Para que a mudança ocorra é necessário que a pessoa esteja predisposta a se transformar.
Esta predisposição é extremamente importante. Porém, infelizmente ela é apenas o primeiro passo da jornada. Constantemente as pessoas se deparam com um desejo sincero de alterar algo em seu comportamento.
Conhecem aspectos em seu comportamento que gostariam que fossem diferentes. Algumas vezes, têm certas dificuldades para efetivar tais mudanças.
Muitos resistem à mudança, e este tema: “resistência à mudança” é abordada em praticamente todas as teorias que tentam explicar o desenvolvimento humano.
No processo de mudança pessoal, a principal característica é a incerteza. Essa incerteza gera insegurança, ansiedade, tensão e intranquilidade nas pessoas. É o medo do desconhecido.
É necessário certo desconforto neste momento, ele faz com que as pessoas consigam sair da acomodação, e sabe-se que este desconforto gera resistência à mudança. Esta contradição se dá devido à ansiedade que é gerada pela tensão frente “ao novo”. A ansiedade pode ser paralisante ou impulsionadora, Cada ser humano reagirá de forma diferente nos momentos de crise.
Para alguns a crise é uma oportunidade e para outros ela é uma ameaça. É no enfrentamento deste desconforto que a verdadeira mudança ocorrerá. A oportunidade está a sua frente, aproveite.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...