4 de set de 2011

Você se conhece?

"Para fazer boas coisas no mundo, primeiro você precisa saber quem é você e o que dá sentido à sua vida." (Robert Browning)



        Percebo que muitas pessoas que procuram a psicoterapia perderam o sentido de si mesmas por uma série de fatores e circunstâncias. Muitas vezes acreditamos que ser devotos ao outro: amigos, pais, namorados, cônjuges, filhos, irmãos nos garantirá o amor que precisamos. Nessa dedicação vamos esquecendo de olhar para nós mesmos, nossas necessidades, o que gostamos, o que nos faz bem. Não é raro quando pergunto a um cliente qual a sua comida ou música preferida e eles dizem que não sabem mais, ou o que gostavam ficou em um passado remoto. Se posicionar dessa forma leva a um sofrimento psíquico, pois o outro jamais será capaz de corresponder às nossas expectativas idealizadas. 
     O caminho do autoconhecimento pode nos ajudar na retomada do amor próprio. Nos relacionamos melhor quando conhecemos a nós mesmos. Ficamos mais seguros e saudáveis. Sabemos o que é melhor para nós e consequentemente para o outro. Assim, quando nos amamos, o amor que daremos ao outro passa ser algo gratuito.
Faço um convite à você que se identificou com esta situação a buscar uma oportunidade de promover esse encontro consigo mesmo afim de se autoconhecer. A psicoterapia poderá lhe ajudar neste processo.

Um comentário:

Aline Leal disse...

Realmente flor no nosso dia-a-dia sempre vemos tudo e todos e nos esquecemos de nós mesmos, esquecemos de dedicar um tempo pra nós pra nossas coisas, Com certeza a busca pelo amor próprio tem que ser feita todos os dias amei a dica da psicoterapia beijocas!

Tem post novo la no blog
http://coisasdamulhermoderna.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...