15 de jan de 2012

Conversando sobre Psicoterapia

     A psicoterapia favorece o crescimento pessoal na medida em que há um espaço para a construção de novos modos de ser que sejam mais saudáveis e prazerosos, resgatando recursos internos e criativos que por algum motivo acabam ficando esquecidos.
     Na área da saúde, a psicoterapia ocupa um lugar fundamental, pois a concepção atual de saúde é pautada em uma visão integral do homem considerando as esferas física, psíquica, social e espiritual. 
    Nesse sentido, a psicoterapia é um processo pelo qual cliente e terapeuta procuram identificar de maneira clara quais são as dificuldades e as barreiras que estão impedindo o cliente de viver com qualidade de vida.        No decorrer do processo, serão buscadas estratégias de enfrentamento que possibilite ao cliente lidar de maneira satisfatória com as situações cotidianas, bem como promover crescimento pessoal e novos aprendizados a respeito de si mesmo e de sua relação com o mundo que traga uma transformação de vida pautada em mais prazer do que sofrimento. 
   Alguns sentimentos e comportamentos experimentados de maneira a trazer sofrimento contínuo são indícios da busca pela psicoterapia, tais como: Angústia, tristeza profunda e constante, choro freqüente, ansiedade excessiva, medo, insegurança, culpa, sensação de descontrole, pesadelos constantes, doenças freqüentes, agressividade, baixa auto-estima, necessidade de agradar, dificuldade de dizer não. Além destes, a psicoterapia é útil na ajuda de resolução de conflitos pessoais, interpessoais, conjugais, familiares, profissionais; transições das etapas da vida (adolescência, vida adulta, envelhecimento) e na busca por auto-conhecimento. 
   O tempo de duração do processo terapêutico é variado e vai de encontro aos objetivos de cada cliente. Atualmente é possível atingir resultados significativos com o tempo médio de 3 a 12 meses de psicoterapia. Geralmente, as sessões terapêuticas ocorrem uma vez por semana, com duração de 50 minutos cada. A partir de uma avaliação do caso, uma aliança terapêutica sólida entre cliente e terapeuta e o estabelecimento de metas, o terapeuta poderá dizer o tempo médio que durará o acompanhamento psicológico, lembrando que este tempo poderá ser antecipado ou adiado, conforme o desenvolvimento da terapia. A psicoterapia tem se demonstrado um investimento economicamente viável na medida em que o auto-cuidado no início dos sintomas trabalhados adequadamente previnem o desenvolvimento de quadros psicopatológicos mais graves e que demandariam um acompanhamento mais prolongado. 
   Dentre os benefícios da psicoterapia destacamos que compartilhar os problemas e dificuldades com o profissional psicólogo ajuda de imediato a aliviar a carga emocional e o sofrimento, pois a relação terapêutica é de ajuda, compreensão e apoio, além disso, a psicoterapia é um momento em que você para e reflete sobre a sua própria vida, criando assim condições de traçar novos caminhos, objetivos e desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades e problemas, resgatando uma vida saudável e mais prazerosa. 

Agende uma consulta conosco!
(34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...