17 de jun de 2012

Acredito que tenho uma doença grave, mas ninguém descobre o que é!

Você fica fortemente impressionado(a) quando aparecem notícias sobre doenças na televisão? Quando uma vizinha fala que está com alguma doença você logo começa a sentir os mesmos sintomas? Você já foi a vários médicos que falaram que não há nada de errado com o seu físico, mas você insistentemente procura outros profissionais, outros hospitais, postos médicos, para coletar opiniões e realizar mais exames, pois você acredita que está doente, mas ainda ninguém descobriu o que é? Além disso, essa certeza de se ter uma doença grave ás vezes é acompanhada do medo de morrer, e ansiedade?  Tem quase uma farmácia em casa e por muitas vezes se auto-medica?
Então, se essas afirmações são comuns para você ou para algum conhecido, pode ser que esteja com algum problema sim, mas não físico e sim psicológico, o qual é chamado de HIPOCONDRIA.
Uma pessoa hipocondríaca possui interpretação irreal de alguns sintomas e sinais no corpo junto com a ideia ou preocupação de que é uma doença grave e que até mesmo por causa disso irá morrer.
Por sentir esse medo e essa preocupação exagerada a pessoa tem registrada várias idas a diferentes médicos e realizado uma gama de exames, mas mesmo com todos os resultados positivos de saúde ela ainda acredita que está gravemente doente.
Por vezes o hipocondríaco se sente incompreendido por familiares e médicos quando fala que está com uma doença grave, e essas pessoas não compreenderem e/ou não acreditarem em seus sintomas, após resultados de exames positivos de saúde.
É importante dizer que é necessário um diagnóstico preciso por um profissional que entenda de transtornos psicológicos, antes de rotular uma pessoa como hipocondríaca.
Além disso, é fundamental dizer que há tratamento para esse sofrimento, e que a primeira atitude para que ele tenha bons resultados é o hipocondríaco acreditar que está doente psicologicamente e não somente fisicamente.

Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental
CRP 04/35626