6 de jul de 2012

Entrevista de emprego: dicas para fazer dela uma grande oportunidade


Além dos atendimentos individuais de psicoterapia na clínica Acolher, trabalho já há algum tempo também na área de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas. Por isso, sempre sou abordada por pessoas que me pedem algumas dicas sobre como se comportar durante uma entrevista de emprego e o que fazer. Pensei nessa postagem, portanto, não com o intuito de dar as dicas “usuais” que se encontram por aí, mas falar um pouquinho sobre o que nós, entrevistadores, destacamos numa seleção! 

  • O primeiro ponto, e que a maioria das pessoas acabam não buscando manifestar, é a verdade. Sim, ela pode ser sua melhor amiga. Muitas vezes as pessoas se preparam inventando coisas sobre si e acabam se atrapalhando durante a entrevista. Lembre-se que não necessariamente o selecionador busca o “melhor”, mas o “ideal” ao ambiente de trabalho e à cultura da empresa. Portanto, apenas o entrevistador tem em mente o que ele quer, então não tente prever tudo, a verdade é sempre bem vinda e evita futuros constrangimentos.
  • Estar bem vestido é importante, independentemente do cargo concorrido. Barba feita, unhas cortadas e limpas, roupas bem passadas e aparência agradável. Porém não exagere, busque estar o mais natural possível, não extrapole na maquiagem, no salto, nem nos acessórios. Lembre-se, estamos em busca do que você é.
  • Saiba ouvir. Existem várias pessoas que tentam complementar o que o outro está falando, interferindo na conclusão do raciocínio do outro e isto é muito mal visto. Portanto escute todas as informações e aguarde sua vez de falar.
  • Se está tremendo, ansioso, fale sobre isso! É melhor dizer “estou até tremendo, pois quero muito essa vaga” do que ficar transpirando, relutando e disfarçando o nervosismo. Use ele ao seu favor.
  • Sente-se de maneira ereta e levemente inclinada para frente. Isso demonstra interesse e envolvimento. As pessoas que se sentam de forma relaxada e solta para trás, transmitem certo descaso ao entrevistador.
  • Se o selecionador disse que entrará em contato com você, não ligue logo após a entrevista, pressionando a empresa. Se quer ter notícias, aguarde pelo menos 2 dias para entrar em contato.
  • Cuidado com as perguntas! Você pode e tem o direito de perguntar tudo a respeito da vaga, mas cuidado para não começar a “entrevistar o entrevistador”.
  • Não se preocupe em transmitir apenas seriedade. As melhores entrevistas são aquelas que demonstram seriedade profissional, mas com um pouco de descontração. Saber dosar é o ideal.
  • Não tenha medo de falar sobre suas outras experiências profissionais e o motivo de sua saída. Isso é importante para conhecer seu perfil.
  • Não minta no currículo.
  •  Pontualidade é fundamental. Diria até mais: se sua entrevista é marcada para as 10hs, chegar às 09:40hs é um pequeno comportamento que te destaca bastante.
·         Sempre cumprimente e se despeça de forma educada, agradecendo a oportunidade!


Espero ter contribuído com vocês! 
Boa sorte e lembrem-se, ser verdadeiro é sempre a melhor dica!

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental
Coach Profissional certificada pela BCI
CRP 04/3434-6 
Tel.: (34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...