22 de jul de 2012

TOC: Conheça mais sobre isso!!!


Você já ouviu algumas das seguintes expressões?
“Pelo que li na Internet, posso estar com TOC”.
“Uma amiga sugeriu que eu procurasse ajuda profissional, pois ela acha que eu tenho TOC”.
“Tenho tido muitas manias... será que estou com TOC?”
Não é raro, nos dias atuais, ouvirmos tais expressões, seja entre amigos, nas ruas ou nas salas de espera dos mais diversos consultórios de saúde. Dizem respeito ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), um distúrbio psicológico que tem se tornado cada vez mais freqüente em nossa sociedade.
O TOC é um transtorno que se manifesta sob a forma de alterações do comportamento, do pensamento e das emoções. O indivíduo com TOC apresenta constantes e repetidas idéias obsessivas de que precisa realizar determinadas ações, caso contrário, algo ruim poderá acontecer ao seu redor. Os pensamentos podem ser relacionados questões de segurança, higiene ou quaisquer outros. O indivíduo pode pensar, por exemplo, que se não organizar suas roupas por cores, se não conferir as fechaduras várias vezes, algo ruim irá ocorrer. Então, geralmente acompanhado de muita ansiedade, desconforto e medo, realiza ações de forma compulsiva e repetitiva na tentativa de “fugir” de seus pensamentos.
         Dessa forma, a pessoa pode desenvolver verdadeiros rituais, como lavar as mãos várias vezes, limpar e organizar a casa excessivamente, não pisar fora de cerâmicas, evitar usar certas cores, conferir diversas vezes se fechou o gás, se trancou as portas, se apagou as luzes, etc. Enfim, rituais cansativos, demorados e que podem consumir não apenas o tempo do indivíduo, mas também toda a sua energia.
         Tais rituais não devem ser banalizados ou desconsiderados pelo indivíduo. Ao contrário de simples manias, eles podem indicar a presença do transtorno e por isso, necessitam de atenção e ajuda profissional. Isso não significa que todas as pessoas que possuem algumas manias, consequentemente possuem TOC. Mas então, como descobrir se aqueles atos repetitivos são sintomas do TOC?
         Geralmente, há o transtorno quando os rituais interferem no cotidiano do indivíduo, impedindo-o de realizar suas atividades diárias. Por exemplo, quando essa pessoa se atrasa para ir ao trabalho porque realizou diversas vezes sua higiene pessoal. Além disso, o TOC traz grande ansiedade e desconforto para o individuo, fazendo com que o mesmo perceba-se como verdadeiro escravo de seus rituais.
É importante ressaltar, no entanto, que tal diferenciação não deve ser realizada por qualquer pessoa ou de qualquer maneira. O diagnóstico deve sempre ser realizado por um profissional qualificado e especializado na área. Com a ajuda adequada, os sintomas podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados após o período de tratamento.  

Psicóloga e psicoterapeuta
CRP 37157/04
(34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...