27 de ago de 2012

Psicologia... profissão do futuro???


Hoje, dia 27 de agosto, comemora-se o dia do psicólogo, profissional cada vez mais presente e importante em nossas vidas. Mas e você..... o que sabe sobre ele???

Certa vez, tive o prazer de estar em um evento de psicologia e lá encontrar um psicólogo muito experiente e sábio, que me disse: “Nós podemos atender diferentes pessoas, em diferentes contextos, utilizando diferentes técnicas. No entanto, é necessário que sejamos, antes de tudo, acolhedores e facilitadores.” Fiquei extremamente feliz ao ouvir suas palavras e perceber que compartilhava de sua idéia, isto é, a de que o psicólogo deve ser acolhedor e facilitador para aqueles que o procuram.
Entendo que facilitar significa, dentre outras coisas, auxiliar o indivíduo que sofre a compreender e encontrar soluções para suas dúvidas e inquietações. Mas penso que o psicólogo só pode ser um facilitador se ele for, antes disso, um acolhedor. É preciso receber o outro com empatia e total disponibilidade para ouvir suas queixas e compreendê-las sem julgamentos. Ser acolhedor é perceber que cada pessoa é única e seus conflitos afetam-na também de forma única, o que faz com que nós, psicólogos, também tenhamos que ser únicos e nos reinventar a cada sujeito que nos procura. Acolher é estar ali... de frente para o outro... saber que não há uma receita pronta para ajudá-lo e mesmo assim estar disposto a ouvi-lo pacientemente. Acolher é tratar com seriedade e respeito todas as dificuldades mencionadas durante a sessão, mesmo que elas sejam, para nós, simples e corriqueiras.
O escritor Bartolomeu Campos de Queirós escreveu: “O psicólogo tem um olhar que acaricia nossas dificuldades e tenta conhecê-las. Seu olhar parece escutar nossos segredos, sem espanto. Se falamos de nossos medos, perdas, abandonos, tristezas, desencontros, ele nos ouve sem preconceitos. Ele confirma e respeita todo sujeito com um ser liberto e singular. O psicólogo nos convida, entretanto, a dialogar com nossas dúvidas e enfrentar nossos embaraços. Se procurarmos abrir largas portas, vislumbrar verdes paisagens, perseguir estreitas trilhas, ele caminha ao nosso lado, sem nos impedir de escolher nossos rumos”
Há quem diga que a psicologia não tem muita importância, outros afirmam que ela é a “profissão do futuro”... e há quem acredite que ela é “coisa de doido”. Profissão do futuro??? Talvez seja!!! Em um mundo imediatista em que tudo é muito passageiro, rápido e descartável, torna-se difícil encontrar tempo, paciência e coragem para parar um instante e lidar com nossas próprias angústias e frustrações. O psicólogo, por sua vez, é a oportunidade para nos aquietarmos e tentarmos compreender nossas possibilidades e, também, nossos limites. Coisa de doido??? Prefiro dizer que a psicologia é “coisa de ser humano”... que pensa, que se comporta e que se emociona. Então, enquanto houver esse ser humano, a psicologia terá seu espaço e, certamente, poderá trazer muitos benefícios para aqueles que dela usufruem...
Desejo os meus sinceros parabéns a todos nós, profissionais psicólogos, que escolhemos investir nosso tempo e dedicação em algo tão nobre e engrandecedor. Parabenizo, também, todos aqueles que acreditam e disseminam essa tão linda e árdua tarefa de fazer-se psicólogo.

Psicóloga e psicoterapeuta
CRP 37157/04
(34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...