16 de set de 2012

A busca do Corpo Ideal - Dismorfia corporal em alta!


A pressão social continua afetando as pessoas e contribuem para o aparecimento de transtornos graves às pessoas. Enquanto a sociedade exige da mulher um corpo magro, do homem é exigido um corpo com músculos bem desenvolvidos, muitas vezes alcançados com uso de substancias anabolizantes, horas em academias, exercícios excessivos e excesso no cuidado com a alimentação.
Vigorexia é caracterizada por uma distorção na imagem corporal, os indivíduos se preocupam de maneira anormal com sua massa muscular, eles se descrevem como fracos e pequenos, enquanto apresentam uma musculatura desenvolvida em níveis acima da média da população masculina e praticam dietas que prejudicam todo metabolismo. Já a Ortorexia é o quadro no qual o individuo se preocupa excessivamente com a pureza dos alimentos consumidos, é descrita para o comportamento obsessivo patológico caracterizado pela fixação por saúde alimentar. Aquele se caracteriza por um transtorno de comportamento, e este por um transtorno alimentar embora ambos ainda não foram descritos oficialmente no manuais diagnósticos de psiquiatria.
A doença atinge principalmente homens de 20 a 35 anos, mas mulheres também sofrem deste transtorno que é frequentemente encontrado em atletas e frequentadores assíduos de academia que realizam exercício físico em excesso na busca de um corpo perfeito. Essas pessoas se tornam perfeccionistas consigo mesmas e obsessivas pelo exercício, passando horas dentro das academias. Estes complexos podem ser agravados pela busca inconstante da beleza física, acompanhadas de ansiedade, depressão, fobias, atitudes compulsivas e repetitivas - como olhadas seguidas no espelho.
Na literatura o Vigorexico apresenta as seguintes características: massa corporal, influência da mídia, internalização do ideal de forma corporal, baixa autoestima, insatisfação pelo corpo, falta de controle da própria saúde, efeito negativo, perfeccionismo e distorção corporal.
Portanto se você passa muito tempo na academia, apresenta muitos dessas características acima fique atento a sua saúde mental, pois apesar de “forte” fisicamente, a fragilidade psíquica esta intensa e precisa de cuidado. Treinadores, técnicos e a equipe interprofissional devem ser sensibilizados em relação aos problemas que podem ser desenvolvidos em relação à saúde física e psicológica de atletas e desportistas, buscando identificar possíveis distorções comportamentais, a fim de evitar ou minimizar a ocorrência da Vigorexia e do sofrimento! 
Psicoterapeuta - CRP 04/32033
Clínica Acolher: 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...