11 de set de 2012

Como resolver meus problemas?


    Atualmente nesta sociedade veloz em que vivemos fica difícil encontrarmos alguém que não tenha problemas. Independentemente do trabalho em que estamos, nossa situação financeira ou até amorosa, infelizmente sempre teremos problemas, mesmo que em intensidades diferentes.


 
    O que muda então? Por que algumas pessoas parecem não ter problemas enquanto outras vivem ansiosas e desesperadas, parecendo que “os problemas nunca acabam e nunca se solucionam”?

    O que muda de pessoa para pessoa é um tipo de habilidade chamada “habilidade de resolução de problemas”. Algumas pessoas conseguem resolver melhor os problemas do que outras e enxergá-los de forma diferente.

   Você já parou para pensar que, atualmente, todas as empresas contratam seus profissionais para que solucionem seus problemas? Então por que não pensar nos problemas como oportunidades de demonstrar nossa habilidade e competência e, assim, nos destacarmos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal?

   Para ajudá-lo nesse desafio, siga algumas dicas para que você possa desenvolver e melhorar sua habilidade de resolução de problemas:

1 – Identifique o problema: assuma que algo está errado e que há um problema.
2 – Defina o problema: torne-o mais específico. Por exemplo, ao invés de falar está cheio de problemas no trabalho, identifique: “meu colega de trabalho não fala comigo” ou “não consigo chegar no horário”.
3 – Elabore uma estratégia para resolver o problema. Pense numa forma que permita a solução.
4 – Organize as informações que você tem sobre o problema: quem está envolvido, porque aconteceu, quais são os desafios, as consequências, etc.
5 – Veja quais recursos que você possui que podem beneficiá-lo na solução de problemas. Por exemplo “tenho um amigo em comum com a pessoa”, “sou habilidoso com as palavras”, “sou engraçado”, “sou correto”, “sei escrever bem”, enfim... identifique todos os pontos positivos que podem lhe ajudar a solucionar a questão.
6 – Teste! Realize ações que possam lhe encaminhar para a solução do problema.
7 – Avalie a solução de problemas: veja quais foram os empecilhos, o que ocorreu bem e o que ainda deve ser resolvido. Dessa forma você retorna ao ciclo, identificando novos problemas e propondo novas soluções.

   Lembre-se: todo esse processo deve ser treinado e, com o tempo, torna-se uma habilidade “automática” e melhora muito a qualidade de relacionamento e de vida. As grandes invenções surgiram de pessoas que queriam resolver problemas pessoais e alheios e, a partir dali, passaram a “vender” soluções ao mundo! 

Que tal unir-se ao seu problema e vê-lo como uma grande oportunidade de superação? Pense nisso!

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental
Coach Profissional certificada pela BCI
CRP 04/3434-6 
Tel.: (34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...