23 de set de 2012

Falando sobre depressão...


Atualmente, muito é falado sobre a Depressão, mas é importante destacar suas diferenças e singularidades, pois nem sempre estar triste ou ter passado por um processo traumatizante significa que isso irá desencadear a Depressão.
Depressão é uma doença, um mau funcionamento cerebral que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Podendo acometer homens e mulheres (crianças, jovens, adultos e idosos).
 A explicação mais provavelmente correta da Depressão é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. Ainda assim, somam-se os fatores ambientais, sociais e psicológicos. Exemplo desses fatores podem ser: estresse, estilo de vida, acontecimentos como crises ou separações conjugais, morte na família, baixa energia, sentimento de tristeza prolongado, pensamentos de morte, perda de prazer, ausência de interesse pelas atividades diárias, muito sono ou dificuldade para dormir, fome ou perda de apetite, sentimento de culpa, desesperança, dificuldade de terminar as coisas que começou, sentimento de pena de si mesmo, persistência de pensamentos negativos, queixas freqüentes, boca ressecada, constipação, perda do desejo sexual.
Veja bem, todos nós em algum momento da vida sentimos algum ou alguns desses itens, mas na Depressão isso tem uma proporção maior, digamos exagerada e um comprometimento na vida do indivíduo de forma severa.
Uma pessoa com depressão necessita de um tratamento adequado, que na maioria das vezes é uma combinação que consiste em medicação (que deve ser administrado somente pelo médico) e a PSICOTERAPIA (método de tratamento/ aplicação dos conhecimentos da Psicologia e Psicopatologia na clínica Psicológica)


É importante também no processo de cura o auxílio da família e dos amigos. Buscar estar com outras pessoas e participar de atividades sociais mesmo que não sinta vontade, atividade física moderada também faz bem.


Psicoterapeuta
CRP -26129/04
(34) 3083-6720
angelica@clinicaacolher.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...