19 de mar de 2013

Conheça os benefícios da Terapia Floral

Por Thaísa Carvalho Santos

A terapia floral consiste em um método simples e natural de cura, que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física. Os florais harmonizam e equilibram a personalidade atuando na forma de lidar com os sentimentos que estão em conflito tais como, estado de ânimo negativo, irritação, medo, ansiedade, depressão, sentimentos de culpa, raiva, preocupação, insegurança, entre outros. Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do indivíduo e não da doença ou dos sintomas da doença. Eles atuam especificamente na condição emocional do paciente. Deste modo, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, artrite, podem se beneficiar de Florais diferentes. Uma talvez esteja resignada a doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade; portanto diferentes Florais serão apropriados para cada caso.
             Desenvolvida por Edward Bach, as essências florais de Bach compõem uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Saint German, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmo princípios. Segundo Dr. Bach a terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções que ele considerava serem a causa real das doenças e da infelicidade. Na essência da flor não temos desequilíbrio. O terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em cada paciente. Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras - e depois em positivas. A utilização dos florais é bem simples, não tem efeitos colaterais, nem contra indicações. A terapia floral é uma terapia complementar, ou seja, pode ser seguida em conjunto com outros tratamentos, sejam eles alopáticos, homeopáticos ou holísticos. Também não existe uma idade mínima para recomendação de florais. Muitas vezes, por diversas razões, ficamos descontentes e não conseguimos alcançar nossos ideais. Quantas vezes também ficamos perdidos e frustrados,  sem saber o que fazer, o que planejar e para onde ir. Dependendo da intensidade dessas frustrações, sintomas variados podem se manifestar no nosso comportamento, no nosso humor e no nosso corpo físico. Quando não estamos harmonizados com o nosso íntimo ou com o meio em que vivemos ou quando deixamos que influências diversas nos desviem dos nossos objetivos, os desconfortos podem aparecer como um aviso. É a nossa alma sinalizando para que prestemos mais atenção no propósito de nossas vidas, em nossos hábitos, em nossos relacionamentos, em nossos comportamentos. Quando ignoramos esses alertas, os desconfortos e sintomas podem ser mais fortes e até gerar doenças no corpo físico. Na filosofia do Dr. Bach, a doença, os sintomas de desconforto e as dificuldades não são de todo ruins. São chances para o autoconhecimento, para abrirmos a mente em relação a nós mesmos e a como enxergamos e nos relacionamos com tudo à nossa volta. Assumir a responsabilidade de próprio agente transformador não é nada cômodo, mas a vontade verdadeira de conquistar nossas metas, de ter saúde e de ser feliz é o que nos impulsiona a cada dia. O papel da Terapia Floral é facilitar esse processo, com o suporte e acompanhamento do terapeuta, com a informação das virtudes dos florais e com a participação e envolvimento do paciente. Os florais são utilizados também em fases específicas como rompimentos de relacionamentos, adolescência, ingresso à faculdade, gravidez, novos empregos, filhos, casamento, relacionamentos, menopausa, andropausa, velhice, doenças prolongadas ou crônicas, passagem para outras etapas de vida, etc. Os florais ainda são excelentes para os animais. Podemos pingar as gotinhas de floral na água do animal, ou borrifar os florais na sua boca. As plantas podem ser borrifadas também para se curarem de pragas, para terem mais viço e saúde. Além disso, podemos harmonizar os ambientes familiares, empresariais, escolares, sociais, enfim, de todos os tipos.

Thaísa Carvalho Santos
Psicóloga e Terapeuta Floral