11 de mar de 2013

Qual é o seu hobby? Ter um faz um bem danado!!


No dicionário, a palavra Hobby é definida como “passatempo, atividade de recreio”.  Todos nós temos uma atividade prazerosa, a qual pode nos trazer alegria, relaxamento. Algumas pessoas gostam de ouvir música, outras de caminhar, outras de andar de bicicleta, ler, andar de patins, ir à museus, cozinhar, cantar, tocar um instrumento...existe uma infinidade de coisas e atividades que nos trazem prazer. Porém, muitas vezes a rotina estressante do dia-a-dia faz com que as pessoas deixem essas atividades de lado, ou para depois o que pode ser muito prejudicial para a saúde emocional.
A saúde emocional depende de um equilíbrio entre várias esferas da vida, tais como trabalho/estudo, vida social, família, espiritualidade, relacionamento afetivo, lazer e diversão, dentre outros. Certamente, algumas atividades nos absorvem mais do que outras, porém se não ficarmos atentos deixamos de fazer aquilo que nos dá prazer, e vida começa a ficar pesada e frustrante. Sentimentos ruins começam a surgir, abrindo as portas para que transtornos de humor tais como a depressão e ansiedade se instalem.
Permita-se um momento de reflexão se pergunte qual o seu hobby? O que te faz relaxar? Sei que cada um irá encontrar algo que será capaz de ajudá-lo a se livrar das tensões cotidianas.
Fazer aquilo que gosta traz outro benefício importante: o de ser coerente com a sua própria essência e identidade. Não raras são as vezes em que deixamos de lado o que nos faz bem, o que nos deixa alegres ou nos faz sorrir em prol do trabalho excessivo, das demandas sociais, ou para satisfazer as necessidades alheias, em detrimento das nossas. Ao se afastar daquilo que te dá prazer, a vida parece cair em uma rotina desagradável, em que muitas vezes a pessoa parece não saber mais se divertir ou relaxar.
Agora, convido os leitores a refletir sobre o que gosta e de repente deixou de fazer. Pare e pense que está em tempo de voltar a fazer o que te traz alegria.
Reserve um horário durante sua semana para exercer o seu hobby, esse é o seu direito e é essencial para o seu bem estar.

Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica
CRP 23049/04
(34) 3083-6720


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...