29 de abr de 2013

Sou muito ansioso!!! Isso é normal? Depende.....

 Ansiedade Normal X Ansiedade Generalizada


A ansiedade pode ser definida como uma reação de temor ou nervosismo diante de situações insignificantes ou uma resposta desproporcional ao grau real da ocasião.


Porém, nem sempre a ansiedade atrapalha o ritmo de vida das pessoas. A ansiedade é considerada uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa, como por exemplo, horas que antecedem uma entrevista de emprego,  publicação dos aprovados num concurso,  nascimento de um filho, uma cirurgia delicada, ou um revés econômico. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado,  favorece sua adaptação às novas condições de vida.



Já a ansiedade generalizada, também chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é caracterizada pelo excesso de preocupação relacionada a uma grande variedade de estímulos, somada a presença de sintomas físicos, tais como: dores pelo corpo, sudorese, palpitações, alterações no sono (para mais ou para menos), dentre outros.




Uma maneira prática de se diferenciar “ansiedade normal” de “ansiedade patológica” é avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, limitada a uma ocasião específica e relacionada ao estímulo do momento ou não. Caso a ansiedade ultrapasse esses determinados momentos, pode-se se caracterizar um transtorno.
A pessoa que se queixa de ser  “ansioso com tudo” e que tem “falta de paciência com tudo e todos “, geralmente apresenta sintomas do TAG. Nesse caso, a busca de ajuda através de profissionais de psicologia, e em alguns casos, junto com medicamentos receitados por um psiquiatra,  ajuda a resolver e a melhorar a qualidade de vida. 


 

Psicóloga e psicanalista
  CRP 04/26314 
Tel.: (34) 3083-6720






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...