28 de out de 2013

Críticas....Como lidar com elas??

Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas. Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que elas tem delas mesmas.
Certamente isso faz muito mal para a pessoa que é assim, mas o pior é que afeta também quem convive com essa pessoa, que acaba absorvendo o negativismo e sofrendo uma onda de desânimo, baixa autoestima e daí para baixo – até uma possível depressão.

Não vamos negar, é muito chato estar ao lado de pessoas assim. O crítico acredita que é "sincero e verdadeiro",  e não percebe sua falta de tato. Ele sente até orgulho pois pensa que está ajudando as pessoas a serem "melhores" - se sente o dono da verdade e acha que suas ideias são as únicas certas.
Para lidar com este tipo de pessoa critica é muito útil aprendermos assertividade . Precisamos estar de bem conosco mesmo para sermos assertivos e conseguirmos falar para o critico, de forma elegante e afirmativa, o quanto não aceitaremos que ele continue com esta postura. Quando não conseguimos esta tranquilidade para nos posicionarmos de forma tranquila diante do critico devemos voltar o olhar para dentro de nós mesmos e procurar o porque disso? O que está te travando? Qual aprendizado recebeu em sua formação que o impede ou faz com que tenha medo das pessoas?
         Não é só na infância que a gente depara com pessoas que dizem coisas do tipo “não me responda, porque sim e pronto”. No trabalho é muito comum aparecer pessoas com essa postura. Muitos chefes autoritários trabalham desta forma, quer a gente goste ou não, eles existem.
E como lidar com as críticas??

-          Não leve para o lado pessoal...

Geralmente as pessoas que são críticas demais são assim com todos os outros com quem ela se relaciona. Por isso não há motivos para levar essas críticas para o lado pessoal. Se essa pessoa parece estar sempre te desencorajando e criticando ferrenhamente tudo que você diz, esteja certa de que ela também faz o mesmo com os outros.

-          Entenda as mensagens de forma objetiva...

Para o que você ouvir deste tipo de pessoa não te faça mal, é preciso ouvir essas mensagens de forma objetiva sem tentar relacionar sentimento à elas. Em vez de reparar em como a pessoa está dizendo algo, preste atenção no que exatamente ela quer dizer.Desta forma, em vez de ouvir e reagir, você ouve e capta a mensagem correta que a pessoa quis passar.

-          Descubra porque certos comentários te abalam...

Quando algo te magoar, vá até a raiz do problema. Se alguém criticou seu visual e você se ofendeu, será que foi realmente por causa do que a pessoa disse ou sua opinião própria sobre seu visual anda meio abalada? Descubra quais são seus pontos fracos e invista na recuperação da imagem que você tem de si. Desta forma será mais fácil não ser atingida por esses comentários e críticas.

-          Não dê tanto valor às críticas...

Valorizar demais a opinião de pessoas excessivamente críticas pode te levar a acreditar que você não tem nada de bom, que tudo no mundo é negativo e que você não deve investir em tentativa alguma – afinal o que essas pessoas mais fazem é desencorajar as ideias e vontades do outro.
-         
Não peça opiniões se não estiver pronta para ouvir...

Uma coisa é certa: se você pedir opinião à pessoas críticas demais, terá que ser forte para encarar a resposta. Caso você já esteja insegura quanto ao assunto, é melhor deixar para perguntar para outra pessoa. Porque um comentário negativo a respeito de algo que já está incerto pode causar um resultado desastroso.

A autoestima é o juízo que cada pessoa tem do seu próprio valor e mostra o quanto a pessoa sabe valorizar os seus atributos e as suas qualidades. Pessoas com boa autoestima controlam o seu comportamento, esperam sucesso, têm tolerância a crítica e às frustrações. Reconhecem seus pontos fortes e fracos, adoram aprender coisas novas e têm prazer em viver.
Você não vai mudar as pessoas a sua volta, mas pode se fortalecer e não permitir que estas pessoas abalem sua confiança e autoestima. Se você estiver com dificuldades em lidar sozinho com as pessoas difíceis da sua vida, busque ajuda!!!

Psicóloga e psicanalista
  CRP 04/26314 
Tel.: (34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...