14 de jan de 2014

Promoção em saúde mental - o Projeto Janeiro Branco.

   De acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde mental é o estado de bem estar no qual o indivíduo realiza suas capacidades, possui estratégias de enfrentamento saudáveis diante do estresse do dia a dia e poder contribuir para a comunidade ao qual se está inserido. Assim, a promoção da saúde mental pode ser feita através de quaisquer ações e atividades que contribuam para uma boa saúde mental e seu objetivo principal está pautado em gerar bem estar emocional.
           Atualmente vivenciamos um aumento expressivo dos casos de violência no trânsito, drogadição, consumismo desenfreado, intolerância o que pode gerar um desequilíbrio emocional desencadeando transtornos de humor, estresse elevado, abuso de álcool e outras drogas, além de outros transtornos psíquicos.
            Assim, precisamos de forma urgente repensar o cuidado em saúde mental com o foco não só nas práticas curativas, mas também na prevenção e promoção do bem estar emocional.  Diversas áreas do saber já produziram conhecimentos e práticas que favorecem à saúde mental, porém precisamos integrá-las para que alcancemos um equilíbrio emocional global.
            Diante dessas reflexões, psicólogos de Uberlândia-MG idealizaram o projeto Janeiro Branco: ações em saúde mental. De interesse público, o foco do projeto é despertar toda sociedade quanto à importância da saúde mental em desde seus aspectos individuais aos coletivos.
            Como objetivo geral, Janeiro Branco pretende despertar a consciência da sociedade, dos indivíduos e instituições a respeito da importância, significado, extensão e impactos da Saúde Mental na vida de todos os seres humanos. Dentre os objetivos específicos, destacam-se:
 -  Inserir a temática “Saúde Mental” na comunidade como um todo;
 -  Promover, entre as pessoas, ações em Saúde Mental que leve a ideia de que “Saúde Mental” refere-se à qualidade de vida pessoal e relacional dos indivíduos, em especial levando-se em conta os seguintes critérios: atitudes positivas em relação a si próprio, crescimento, desenvolvimento e auto-realização, integração e resposta emocional, autonomia e autodeterminação, percepção apurada da realidade e domínio ambiental e competência social;
  - Despertar os mais variados profissionais existentes na sociedade para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para a promoção e prevenção em Saúde Mental;
  -  Evidenciar a temática “Saúde Mental” na mídia.
  - Provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações cotidianas experenciadas, das individuais às coletivas, possuem íntima relação com a condição psicológica e emocional dos indivíduos e que, portanto, é responsabilidade de todos;
 - Difundir um conceito ampliado de Saúde Mental como um estado de equilíbrio emocional, combatendo à ideia equivocada de que a mesma está relacionada somente à Transtorno Mental ou à ausência desses transtornos;

    Acreditamos que todas as pessoas, de forma individual ou coletiva possam colaborar de forma significativa para o alcance desses objetivos supracitados. Para tal, foi criado um marco no mês de Janeiro para a concentração das ações. No primeiro ano de edição do projeto, foi lançada a campanha Janeiro Branco no dia 10/01/14 com uma caminhada e o tema escolhido para este ano foi “O conhecimento à seu favor”  pois as diversas áreas do conhecimento podem colaborar para a melhoria do bem estar emocional, e consequentemente a saúde mental.
            No site do projeto www.janeirobranco.org existe uma agenda das diversas ações que já estão ocorrendo durante todo mês, bem como vídeos e notícias explicativas sobre a campanha. Além disso, estão disponíveis variadas capas para facebook, abordando o que está a nosso favor com diversos temas. Você pode colaborar na sua rede social trocando sua capa do facebook durante o mês de janeiro.
            Para finalizar deixo a reflexão: como está sua saúde mental? Como você pode cuidar mais desde aspecto de sua vida? De que forma, você pode contribuir para a saúde mental do mundo ao seu redor? Conte com o nosso apoio!!

Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica
CRP 23049/04
(34) 3083-6720


            

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...