20 de mai de 2014

Sucesso: três elementos fundamentais para alcançá-lo!

Uma ideia nasce e nos apaixonamos por ela. Mergulhamos de cabeça neste ideal e nos dedicamos arduamente a implementar aquilo que idealizamos. Mas, não raras são as vezes em que quando a paixão passa, nos deparamos com as dificuldades que surgem ao longo do caminho e a ideia maravilhosa e encantadora se transforma num fardo. Então, como evitar isso?
            Costumo dizer, que quando temos uma ideia, devemos antes “namorar” com ela. Observá-la, conhecê-la, perceber se essa ideia tem haver com quem somos e nossos valores. “Namorando com a ideia” e percebendo que a mesma responde tanto as nossas demandas quanto às demandas sociais, podemos então transformá-la em um objetivo.
            O objetivo constitui o primeiro pilar da tríade do sucesso. Transformar a ideia em objetivo ajuda a definir claramente “o que” se quer. Aliado a noção de meta, defini-se ainda “quando”, “quanto” e “como” queremos alcançar o nosso objetivo, sonho ou concretizar a nossa ideia. É de suma importância colocar seu objetivo em uma linguagem positiva e verificar quais os recursos que você possui e os que precisa adquirir para alcançá-lo.
            Acuidade perceptiva é outro pilar importante para se ter êxito. Isto consiste em observar se os caminhos, recursos, pessoas, estão nos levando ao alcance do objetivo ou está nos desviando do mesmo. A acuidade perceptiva faz parte de todo processo e precisa acontecer o tempo todo. É como se fosse um monitoramento contínuo na execução do objetivo. É nesta fase, que se a motivação ou entusiamos iniciais estiverem baixos, há de se parar para refletir, avaliar e buscar novamente os motivos para seguir em frente e retomar a direção do barco, não o deixando à deriva.
            O terceiro pilar da tríade do sucesso é a flexibilidade. No processo da acuidade perceptiva, caso seja identificado que algo precisa ser redirecionado temos que ter flexibilidade de pensamentos, sentimento e ações. Flexibilidade, neste caso, consiste em estar aberto para encontrar várias maneiras para agir diante de um problema, ou situação. A rigidez, muitas vezes nos paralisa e deixa estagnado. A flexibilidade abre espaço para a criatividade, tomada de decisão e solução de problemas.

            Dessa forma, a tríade do sucesso: objetivo, acuidade perceptiva e flexibilidade serão os seus aliados na concretização de suas ideias, sonhos, bem como na contunuidade de projetos já existentes. 

Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica
CRP 23049/04
(34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...