17 de ago de 2015

Será que devo investir meu dinheiro numa psicoterapia?

É notável que a procura para acompanhamento psicológico tem crescido nos últimos tempos. Crenças de que "Psicólogo é para doido"; "posso conversar com um amigo sem pagar" ou "o que te cura é trabalhar e não pensar em problemas" tem sido desmistificado. Porém, ainda temos pessoas que se questionam se valeria a pena investir o seu dinheiro numa psicoterapia. 

As pessoas não estão acostumadas a investir em algo "imaterial". A psicoterapia traz benefícios de ordem subjetiva que acarretam numa melhora significativa na  sua qualidade de vida. Porém, não há um produto palpável da mesma, aquela sensação que experimentamos quando, por exemplo, compramos um celular novo. 

Muitas pessoas se perguntam se não seria preferível "desabafar" seus problemas com um amigo, familiar ou com um pastor, padre ou médium. Nada os impede, mas essas pessoas, muitas vezes já tem uma opinião formada sobre as questões que pessoa traz e emitirá uma opinião pautada em julgamento. Aí está uma grande diferença: psicólogos estão livres de julgamento e permite que seus clientes falem sem interrupções levando o cliente a uma compreensão de suas questões através de técnicas psicoterapêuticas que acarretará em autoconhecimento e um maior empoderamento sobre sua vida.

Tradicionalmente, aprendemos a buscar ajuda para termos um corpo mais saudável, o que é ótimo por sinal. Vamos ao médico frequentemente para fazer um check up, à academia com um instrutor físico para fazermos exercícios e ao nutricionista para nos alimentarmos melhor. Porém, aprendemos a deixar a saúde mental para segundo plano. Assim, muitas vezes temos certos padrões de comportamentos e reações emocionais que trazem prejuízos nas esferas profissional, social, afetiva, dentre outras. Um exemplo disso, é aquela pessoa que sempre se envolve amorosamente com o mesmo perfil de gente e acaba sofrendo repetida vezes. 


Nessa hora é fundamental parar, pensar e buscar ajuda psicológica para se autoconhecer e ter a possibilidade de fazer escolhas mais saudáveis para sua vida, na medida em que você reconhece seus padrões disfuncionais e tem oportunidade de mudança. 

Além de usufruir, dos muitos benefícios que a psicoterapia traz:  aumento do autoestima, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, autonomia, motivação, tolerância à frustração, superação de conflitos internos e superação de traumas e maior segurança em tomar decisões. É aprender a reconhecer seus limites, potencialidade, ações e atitudes.

Como disse anteriormente, o investimento em algo imaterial pode lhe parecer estranho, mas os ganhos que se tem ao ter uma atitude centrada, sensata e equilibrada refletem diretamente na vida da pessoa em seus diferentes aspectos. 

 Psicóloga Clínica
CRP 23049/04
(34) 3083-6720

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...