2 de set de 2015

Amar é também deixar errar!


Querer o bem das pessoas que amamos é absolutamente normal, porém, na ânsia do amor, tudo o que muitas vezes queremos é poupar os que amamos de todo sofrimento ou aborrecimento que julgamos desnecessário.

Exibindo passaro gaiola.jpgO instinto de proteção faz com que ao perceber uma possível dificuldade para o ser amado, seja um parceiro amoroso, um filho, um amigo, até mesmo um pai ou uma mãe, assumamos muitas vezes, sem dar-nos conta, um papel controlador, na tentativa de poupar os que amamos de cometerem erros, caírem em armadilhas ou qualquer tipo de sofrimento.

Não estou defendendo de maneira alguma que abandonemos aqueles que amamos a própria sorte, mas que ao sentir este impulso tão forte e muitas vezes automático, lembrar que, às vezes, a melhor forma que aquela pessoa tão amada terá de lidar com aquela situação, é justamente passando por ela, e que se a protegermos em demasia, se evitarmos todos os erros que a pessoa amada possa cometer, estamos tomando dela, toda a possibilidade de que ela mesma consiga responder as vicissitudes da vida, lidar com as próprias dificuldades, se defender, ou mesmo em aprender a lição que a situação trouxe.

 “Tentativa e erro” é uma forma genuína de aprendizado, a superproteção gera dependência, controle, medo e falta de iniciativa.

Vale a pena pensar sobre o instinto protetor excessivo, friso mais uma vez, excessivo, que acomete os que amam e lembrar que às vezes, é maior prova de amor é ficar ao lado, dando apoio quando a pessoa levantar, do que nunca deixá-la cair.

Errar faz parte de qualquer aprendizado, proteger excessivamente, ainda que com a melhor das intenções, é controlador, e todo controle em excesso sufoca, afastando as pessoas, aumentando o stress, impedindo o crescimento, ao invés de nutrir o que as une, o amor. Por isso digo amar é também deixar errar.

(Texto da Psicóloga Daniela Ervolino)

 Célia Gonçalves dos Santos
 Psicóloga Clinica e Neuropsicóloga
 CRP 04/IS00497

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...