10 de set de 2015

Optar por uma dieta vegetariana ou vegana é saudável? Quais cuidados e preocupações devo ter?



Nas ultimas décadas, estão sendo produzidas evidências científicas sugerindo que uma dieta vegetariana EQUILIBRADA, que tem como base os vegetais com pouco (vegetariana) ou nenhum (vegana) alimento de origem animal, previnem o desenvolvimento de doenças crônicas, sobrepeso/obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, neoplasias, entre outras condições, que comprometem a qualidade de vida e a longevidade.

Estas evidências estão relacionadas basicamente ao fato de que em geral, a dieta vegetariana desfavorece o consumo excessivo de energia, de gorduras principalmente as saturadas e são menos ricas em colesterol. Além de disponibilizar inúmeras vitaminas e minerais e também substâncias ativas, como os fitoquímicos e as fibras, que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde.

AO OPTAR POR ser vegetariano ou vegano, retirando a carne ou todos os alimentos de origem animal definitivamente do seu cardápio, deve-se ter alguns cuidados e preocupações relacionados principalmente à deficiência de alguns nutrientes.

A seguir estão alguns nutrientes que são mais difícies de atingir as necessidades nutricionais sem fontes animais ou não são conseguidos com dietas vegetarianas ou veganas, bem como as possíveis fontes alternativas para evitar o risco de desenvolvimento de doenças carenciais.